Tipos de cabelos cacheados
20 de março de 2019Como fazer seu próprio ativador de cachos
25 de junho de 2019O que esse tão falado Cronograma Capilar pode fazer pelo seu cabelo seja ele cacheado? Como começar: Primeiro você precisa entender que seu cacheado precisa muito de receber óleo e água.
De uma forma geral começamos com uma nutrição levando em consideração que nosso cabelo cacheado precisa muito de óleo por causa da tipologia, formato do folículo piloso que é mais estreito o que dificulta o sebo de se espalhar, apesar de ser produzido. A chance de receber oleosidade ou ela ser distribuída pelo comprimento é zero.
Até mesmo os produtos indicados para hidratar tem uma carga lipídica maior quando se trata de produtos para cacheados. Dificilmente uma máscara de hidratação para qualquer tipo de cabelo, vai atender as necessidades de reposição de óleo como as específicas para os cacheados. E mesmo assim, é necessário experimentar bastante, até chegar a produtos que realmente façam diferença a longo prazo.
Se você estiver fazendo tudo certo, usando ativos que sejam absorvidos pelo seu cacho, eles ficarão mais macios e a definição melhora sensivelmente.
Como aplicar:
1) Nutrição – Lavados e limpos sem condicionador.
2) Umectação – sujo e seco – Retirar com condicionador sem petrolato ou hidraxade de sodium.
3) Hidratação – Lavados e limpos sem condicionador.
4) Reconstrução – lavados e limpos, sem condicionador.
Tempo recomendado: no mínimo três dias de pausa entre um tratamento e outro. A reconstrução somente deve ser feita sob recomendação de um profissional qualificado em tratamentos.
O que é e para que serve cada tratamento?
Nutrição: Indicado para cabelos cacheados ou cabelos que passaram por transformações químicas. São cremes com alta concentração lipídica e ativos, como, frutas vermelhas, óleos de Noni, Uva, Figo, Karité (substâncias proibidas nesses cremes: parafinas e sem hidraxade de sodium ou petrolatum).
Umectação: Indicação para cabelos crespos e cacheados. Óleos vegetais de boa qualidade. Aplicação de óleos umedece os fios. A falta dele deixa os cabelos crespos muito ásperos e a umectação deixa bem macios e mais maleáveis. Indicado antes de nutrição ou depois. Quanto mais crespo mais umectação fará bem. Mas não se pode dizer que nutra ou hidrate os fios. E sim alinha a escama e deixa macio, pois age na primeira camada que é a cutícula.
Obs: Nunca aqueça nenhum óleo ou manteiga em fonte de calor a não ser as mãos. Isso altera a composição química do óleo.
Óleos Vegetais: Abacate, Coco, Manteiga de karité, Manteiga de Cupuaçu, entre outros. Vale uma pesquisa! Veja também o vídeo de umectação lá no canal, que ensina a aplicar.
Hidratação: Indicado para cabelos saudáveis e sua manutenção, cabelos sem química dos tipo 2BC até os 3 B que estejam íntegros. Mas precisam ser hidratados para ter seu brilho e maleabilidade realçados.
Ativos: Semente de Linho, Lavanda , Açúcares, Leite de Arroz …
Reconstrução: Ativos que dão força aos fios, aminoácidos, queratina. Indicado principalmente quando os cachos passaram por processos de descoloração, alisamentos , cloro e outros que façam os fios perderem a massa. ( link você usa queratina no cacheado). O excesso de queratina pode enrijecer o cabelo e deixá-lo quebradiço. O diagnóstico correto é de muita importância.
Importante: Como nosso cabelo é composto 85% por queratina, a reposição deve ser feita com muita cautela.
Cacheadrix, agora de posse dessas informações, mãos à obra! Envie as fotos dos cachos e depois do primeiro cronograma, tá bom? 🙂