Alisamento nos cabelos, riscos que não te contam
21 de outubro de 2020Cacheando na meia-idade
1 de fevereiro de 2023Apesar da rainha ser reconhecida por aquele típico corte liso e reto, ela tinha cabelos com ondulações, conforme peças históricas
Hoje vim trazer para você uma história que eu achei muito interessante, essa história tem a ver com tudo que fazemos no salão hoje em dia e quando descobri isso, foi de cair o queixo! Sem mais delongas, vou te contar sobre o Antigo Egito! Sim, essa história que envolve as pirâmides e os faraós tem uma coisa muito importante para entender mais sobre os procedimentos estéticos que utilizamos hoje em dia! Foi lá no Antigo Egito que as pessoas começaram a utilizar a maquiagem, basicamente no mesmo estilo que utilizamos hoje, assim como os procedimentos estéticos para corpo, face e cabelo.
Inclusive, o primeiro cabeleireiro que se tem registros históricos é Eiras, Cabeleireiro Real, que ficou nos registros históricos pois era cabeleireiro de ninguém menos que a Rainha Cleópatra. Naquela época, o cabeleireiro também era um herbalista (além de peruqueiro), ele entendia tudo sobre os efeitos de ervas e conhecia também minerais para maquiagem. Naquela época já era utilizado nos cabelos: orégano, alecrim, azeite, uva, argilas, leite, entre outros ingredientes naturais. Só um adendo, o leite naquela época não passava pelos processos de industrialização que hoje passam, muito cuidado com as receitinhas da internet, hein?
Agora, um fato histórico muito interessante, a Rainha Cleópatra, que já teve dezenas de filmes sobre ela (inclusive vai sair um novo filme sobre ela interpretada por Gal Gadot, a Mulher Maravilha!), ela tinha o cabelo cacheado! Sim! Quando descobri isso fiquei muito interessada, pois eu só me lembrava daqueles cortes curtos, com franja e retos. Pesquise no Google sobre uma pintura chamada “Cleópatra por Herculano” .
Naquela época, as pessoas utilizavam perucas em ocasiões importantes, como casamentos, cerimônias, mas no dia a dia era comum usar coques. Cleópatra utilizava muito do coque melão, inclusive esse coque (muito possivelmente feito por Eiras) é o coque que aparece em algumas esculturas, como nesse “Busto de Cleópatra“.
Isso me traz uma reflexão, utilizar os procedimentos menos industrializados nos cabelos é uma alternativa ótima para nós que temos cabelos cacheados, inclusive a Cleópatra utilizava tratamentos assim. E muitos ingredientes que uso em tratamentos aqui na Só Cachos, como na argiloterapia, deveriam ter sido utilizados também pela Cleópatra. Claro que hoje tem embasamento científico na utilização desses ativos menos industrializados, portanto tem eficácia comprovada, mas é interessante saber que essas técnicas são tão boas que já eram utilizadas a mais de dois mil anos!
E aí, quer aprender como utilizar técnicas e ingredientes não industrializados e ter resultados iguais aos do meu Instagram? Pois então, temos duas opções:
1– Se você tem interesse em se tornar profissional dos cachos, clique aqui para entrar no grupo de almejantes a Especialista em Cachos pelo método Só Cachos.
2–Se inscreva grátis na Jornada das Cacheadas até o dia 12/11/2021 se você não é profissional da área e tem interesse em aprender a cuidar dos seus cachos em casa com técnicas profissionais do método Só Cachos!